O que é tratamento de canal?

28 de maio de 2015 15:58
   


Saiba o que é tratamento de canal radicular (tratamento endodôntico). É normalmente realizado quando a polpa do dente está irreversivelmente inflamada ou infectada por bactérias. A dor de dente, em alguns casos, é um sintoma característico dessa situação. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Your_Dental Supply | produção: Consult Pro | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

O tratamento de canal se inicia com uma broca padrão, para ter acesso ao interior do dente. Brocas esféricas de baixa rotação são então usadas para remover a cárie e expor os canais.

Pequenas limas são então utilizadas para remover o conteúdo dos canais. O método manual de tratamento de canal envolve o uso de limas cada vez maiores para suavemente limpar e moldar os canais. O dente pode ter um ou mais canais.

O primeiro passo do método manual de preenchimento dos canais consiste em checar o tamanho adequado dos cones de borracha a serem usados, e posteriormente a inserção desses cones embebidos num selante líquido. Após a inserção de uma quantidade suficiente de cones, usam-se instrumentos alargadores para compactar os cones ainda mais.

Estando o canal firmemente selado, remove-se o excesso de cones de borracha com um instrumento aquecido. O instrumento aquecido pode também ser usado para esquentar e compactar ainda mais os cones e preencher melhor o espaço do canal.

Como opção de tratamento, pode-se inserir um ou mais pinos para fortalecer os dente e reter a obturação. Nesse caso, usa-se uma resina fotopolimerizável para preencher o espaço. Ela é fluida quando inserida no dente e endurece ao ser exposta a uma luz intensa. A essa altura, o dente ainda encontra-se fragilizado, e pode quebrar-se com uma mordida forte.

Alguns planos de tratamento envolvem o preparo do dente e sua cobertura com uma coroa total, às vezes chamada de coroa de jaqueta. Qualquer patologia existente na ponta da raiz deverá desaparecer com o tempo, e o dente estará salvo.


143
Visualizações