O periodonto e a doença periodontal

16 de setembro de 2015 18:08
   


Veja o que é o periodonto e como a higiene inadequada pode causar a doença periodontal. Às vezes sem que você perceba, a doença periodontal pode destruir os tecidos de fixação dos dentes, que podem então ser perdidos. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Doctores Gandia Aguiló Clinica Identis | produção: Healbit | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

TAPPING BOARD APRESENTA:
O periodonto

O dente se divide em duas partes principais: a coroa, que é a parte visível com a qual mastigamos; e a raiz, que se fixa ao osso por meio do que se denomina periodonto. A função do periodonto, portanto, é unir o dente ao osso. O periodonto tem uma estrutura complexa, e é composto pelos seguintes tecidos: cemento, que recobre a raiz; ligamento periodontal, cujas fibras unem o dente ao osso; osso alveolar, onde se aloja a raiz do dente; e gengiva, revestimento visível de cor rosada.

Se o dente não recebe os cuidados adequados, primeiramente surgirá a gengivite, que é a vermelhidão e o inchaço da gengiva circundante. A gengivite costuma surgir quando a higiene é incorreta; porém o fumo, os hormônios da gravidez e algumas doenças e medicamentos também podem provocá-la. Uma gengivite não tratada pode evoluir para uma gengivite mais agressiva ou para uma periodontite, antigamente chamada de piorreia.

A periodontite leva a uma destruição tecidual, e é uma doença grave para a boca. A gengiva se retrai e as raízes dos dentes ficam expostas, produzindo uma sensibilidade ao frio e ao calor, prejudicando a estética e – o mais grave – causando um comprometimento da fixação dos dentes e, consequentemente, sua perda.

Um alerta comum que pode ser percebido quando há doença periodontal é o sangramento da gengiva. Se você notar que sua gengiva sangra com facilidade, vá ao dentista o quanto antes para que ele possa analisar a causa do sangramento e realizar um tratamento precoce da doença. Um dente sem tratar pode causar a perda dos dentes vizinhos.

Mas o que fazer diante de um quadro de periodontite? A doença periodontal é uma enfermidade crônica e que, em muitos casos, não desaparece por completo. Por isso, elimine os maus hábitos e seja pontual no cumprimento do plano de tratamento indicado por seu dentista.


244
Visualizações