O cigarro e a saúde bucal

25 de fevereiro de 2015 13:24
   


Veja alguns dos efeitos nocivos do cigarro sobre a saúde bucal, especialmente sobre a gengiva e demais tecidos periodontais (osso e ligamento periodontal).Além dos males do cigarro descritos no vídeo, a Associação Dental Americana descreve ainda outros problemas bucais associados ao hábito de fumar: manchas nos dentes, mau hálito, leuocoplasia e câncer bucal. Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Jamie J. Alexander D.D.S., P.A. | produção: CAESY Education System | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

A essa altura, quase todos sabem que o cigarro está relacionado a doenças pulmonares, câncer e doenças cardíacas. Mas a maioria não sabe que os fumantes são bem mais propensos a perderem os dentes. O motivo disso é que o hábito de fumar é um dos principais fatores de risco para a doença periodontal.

A doença periodontal é uma infecção que afeta os dentes, a gengiva e o osso ao redor dos dentes. A principal causa dessa infecção são as bactérias presentes na placa bacteriana, que é uma lâmina pegajosa e incolor que se forma constantemente sobre os seus dentes. As bactérias da placa produzem toxinas, e essas toxinas, juntamente com a reação do seu corpo a elas, destroem o osso que mantêm os seus dentes no lugar.

Fumar contribui para o desenvolvimento da doença periodontal ao reduzir a produção de saliva e a capacidade do corpo de responder a infecções.

A saliva ajuda a remover as bactérias dos seus dentes. Por isso, menos saliva significa mais placa bacteriana e tártaro. Além disso, a saliva contém anticorpos que atuam contra doenças e contra as bactérias em sua boca.

Fumar também prejudica o seu sistema imunológico, fazendo com que seus vasos sanguíneos sofram constrições. Isso reduz o fluxo de células sanguíneas que combatem infecções, de oxigênio e de nutrientes para a gengiva.

E mais: continuar a fumar após um tratamento periodontal torna a recuperação de sua gengiva muito mais difícil.

Ao parar de fumar, você fortalece o combate contra a doença periodontal e contribui para manter seus dentes fortes e saudáveis.


259
Visualizações