Mau hálito: perguntas e respostas

25 de agosto de 2015 17:45
   


Como saber se tenho mau hálito (ou halitose)? O que causa o mau hálito? Existe tratamento? Devo procurar um especialista? Crianças têm mau hálito? Saiba as respostas a essas e outras perguntas sobre essa condição constrangedora. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: keep-up-to-date CPD | produção: Keep up to date Productions | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE MAU HÁLITO
(mas tinha medo de perguntar)

COMO POSSO SABER SE TENHO MAU HÁLITO?

Você talvez não saiba que tem mau hálito, a não ser, é claro, que um amigo próximo, um parceiro ou um parente lhe diga isso. Pode ser complicado dizer a uma pessoa que ela está com mau hálito. Por isso, normalmente não tocamos no assunto, na esperança de que outra pessoa o faça, e então simplesmente evitamos o cheiro ou mesmo a própria pessoa.

O mau hálito é um problema comum, e não há motivo para sofrer com isso. Há muita coisa que tanto você quanto o seu dentista podem fazer para ajudar.

COMO POSSO CHECAR SE TENHO MAU HÁLITO?

Um jeito é lamber a parte interna de seu pulso com a superfície da língua, o mais para trás possível, deixar o pulso secar por 10 segundos e então cheirar. Se o seu pulso estiver cheirando mal, é bem provável que o seu hálito também esteja. Mas isso é apenas um indicativo, e não é 100% preciso.

Você pode pedir para que um dentista verifique o seu hálito, utilizando um instrumento chamado “halímetro”. Existem também alguns detectores de mau hálito mais simples disponíveis no mercado.

O QUE CAUSA O MAU HÁLITO?

Há dois tipos de mau hálito: o temporário e o persistente. O mau hálito temporário é causado por coisas que comemos, bebemos ou fumamos. Temperos de fortes e comidas ou bebidas bem condimentadas estão normalmente associados a esse tipo de mau hálito. Alho, picles, cebolas e curry são exemplos clássicos. Bebidas alcoólicas também provocam esse efeito, assim como o cigarro.

Quando você está dormindo, seu fluxo de saliva diminui. Isso normalmente faz com que você acorde com a boca seca, o que pode causar um mau hálito temporário.

A causa mais frequente do mau hálito persistente é a doença periodontal. Essa doença da gengiva surge com o aumento da quantidade de placa bacteriana na boca, fruto de uma escovação inadequada e da falta de higiene bucal.

Há outras causas também, mas elas são bem menos frequentes.

O QUE DEVO FAZER CASO TENHA MAU HÁLITO?

O primeiro e mais importante passo é ir ao dentista e conversar com ele a respeito. Ele poderá avaliar a extensão do problema, fazer um exame completo e planejar um tratamento para o seu mau hálito.

O QUE PODE SER FEITO CONTRA O MAU HÁLITO?

O mau hálito temporário geralmente pode ser melhorado com a escovação dos dentes e da língua após o consumo de comidas e bebidas de cheiro forte e ao acordar.

Já o tratamento do mau hálito persistente requer a eliminação de quaisquer doenças gengivais que estejam causando o mau hálito. Você pode conseguir fazer isso seja melhorando sua higiene bucal ou solicitando um tratamento específico ao dentista.

Uma boa higienização bucal em casa é essencial, usando produtos certificados para esse fim. Essa higiene deve incluir uma limpeza entre os dentes e principalmente da língua, seja com a própria escova ou com um raspador de língua. Alguns antissépticos bucais sem álcool também podem ajudar no tratamento do mau hálito.

SE O MEU MAU HÁLITO FOR CAUSADO POR DOENÇA PERIODONTAL, ISSO PODE SER GRAVE?

A doença gengival associadas ao mau hálito não é necessariamente grave. Ela pode ser pouco agressiva e ser tratada com uma simples melhora de sua higiene bucal. Quando está num estágio mais avançado, ela pode ser tratada pelo seu dentista.

O TRATAMENTO PARA MAU HÁLITO DÓI?

O tratamento dificilmente será doloroso. Melhorar a higiene bucal envolve uma escovação dos dentes mais eficiente, possivelmente usando o fio dental ou outros instrumentos para limpar entre os dentes e antissépticos bucais sem álcool.

QUANTO TEMPO LEVA PARA TRATAR O MAU HÁLITO?

O tempo necessário para o tratamento depende da causa. Você sentirá uma melhora rapidamente se a solução for simplesmente melhorar a higiene.

TEREI DE CONSULTAR UM ESPECIALISTA?

Na maioria dos casos, não é necessário consultar um especialista. Normalmente, o seu dentista ou algum membro de sua equipe, como uma higienista, pode realizar o tratamento e lhe fornecer todas as informações necessárias.

CRIANÇAS PODEM TER MAU HÁLITO?

Crianças também podem ter mau hálito. Tal como no adulto, geralmente o problema se origina na boca, sendo a melhora da higiene bucal a melhor forma de tratamento.

Outra possibilidade é quando uma criança pequena fica com um objeto preso no nariz ou no seio nasal, mas isso não é comum.

PESSOAS COM DENTADURAS FICAM COM MAU HÁLITO?

Pessoas com dentaduras ficam com mau hálito, e é por isso que a limpeza é tão importante. Além disso, a dentadura deve ficar fora da boca durante a noite.

UMA LÍNGUA PILOSA CAUSA MAU HÁLITO?

Uma língua pilosa pode ser um sinal ou mesmo a causa do mau hálito. A língua pode ficar coberta com as bactérias que formam a placa, causando mau hálito. Nesses casos, limpadores de língua podem ser bons complementos à higiene bucal. Seu dentista poderá aconselhá-lo quanto a isso.

O QUE MAIS CAUSA MAU HÁLITO FORA A DOENÇA GENGIVAL?

Embora menos comum, o mau hálito pode ser causado por restos de alimentos presos em lugares específicos na boca, por uma infecção na boca, por um dente cariado ou por um dente do siso nascendo e que ficou preso ou impactado.

Existem algumas doenças sistêmicas que podem causar o mau hálito, embora seja mais provável que você sinta outros sintomas dessas doenças antes de perceber qualquer mau hálito. Alguns medicamentos reduzem o fluxo de saliva, fazendo com que a boca fique seca, e esse efeito pode causar o mau hálito.

O QUE SÃO AQUELAS BOLINHAS QUE APARECEM NA BOCA E QUE CHEIRAM MUITO MAL?

Elas são chamadas de cáseos, e elas vêm das amídalas ou do fundo da boca. Embora tenham um cheiro similar ao do mau hálito, elas são bem diferentes. (Cáseos podem, sim, causar mau hálito. Consulte um otorrinolaringologista)

EU FICO MEIO OBSESSIVO COM MEU MAU HÁLITO. ISSO É NORMAL?

Muitas pessoas têm medo de serem socialmente rejeitadas por causa de cheiros corporais ou outros odores. Essa preocupação é mais forte em algumas pessoas do que em outras e, em casos extremos, pode levar a um comportamento obsessivo.

Com frequência, entretanto, o problema nem é tão grave (ou inexistente!) e pode ser resolvido facilmente, e a pessoa precisa ser convencida disso, às vezes com a ajuda de um especialista.

COMO POSSO PREVINIR O MAU HÁLITO?

A melhor medida preventiva para evitar o mau hálito é uma higiene bucal bem feita e frequente. Seu dentista ou higienista poderá aconselhá-lo em todos os aspectos: a técnica de escovação, o uso adequado do fio dental, os cuidados com próteses e o uso de produtos auxiliares.


149
Visualizações