Levantamento de seio maxilar

20 de maio de 2016 13:04
   

 

Veja um vídeo da GeistlichPharmaAG ilustrando uma técnica de levantamento de seio maxilar. Esta é uma dentre várias técnicas de aumento ósseo para criar condições mais favoráveis à colocação de implantes osseointegrados. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

TÉCNICAS DE AUMENTO ÓSSEO

Existem várias técnicas de aumento ósseo ou enxerto ósseo dentário com a finalidade de preservar ou criar mais osso para garantir a instalação adequada de implantes dentários osseointegrados. Pode-se considera que o levantamento de seio maxilar se insere nessa categoria mais ampla.

LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR

A falta dos dentes de trás e de cima (dentes posteriores superiores) é um dos casos mais difíceis de reabilitar. Na ausência desses dentes, a cavidade do seio maxilar (cavidade óssea posicionada lateralmente à cavidade do nariz, portanto próximo às raízes dos dentes superiores) se amplia à medida que o osso natural diminui com o passar do tempo.

O levantamento de seio maxilar, técnica também denominada de elevação do seio maxilar, ou ainda “sinus lift”, envolve fazer um acréscimo de material ósseo (sintético ou natural) na parte inferior do seio maxilar (portanto, próximo ao rebordo alveolar onde estão inseridas as raízes dos dentes) para posteriormente permitir a colocação de um ou mais implantes dentários.

Deve-se aguardar cerca de 4 a 12 meses para permitir que o “osso novo” se desenvolva e se integre ao osso existente, antes que os implantes dentários possam ser colocados.

TÉCNICAS MAIS CONSERVADORAS

Em alguns casos, quando a quantidade de osso adicional necessária para fixar o implante é pequena, ou quando se deseja instalar um implante mais longo, pode-se optar por um processo mais conservador de levantamento de seio maxilar.

Nesse procedimento, em vez de se fazer uma abertura na parede lateral do seio maxilar, o levantamento de seio maxilar é realizado através da mesma abertura na qual o implante será colocado.

Usando osteótomos cirúrgicos, o assoalho do seio é suavemente deslocado para cima, e a membrana que reveste o seio maxilar é afastada por meio de um líquido, de um balão com ar, ou por curetas especiais.

O material ósseo (natural e/ou sintético) é então injetado através do próprio canal ósseo que receberá o implante, promovendo o aumento ósseo desejado, e o implante poderá eventualmente ser instalado na mesma sessão.

A principal vantagem desse procedimento é que pode ser realizado com uma incisão menor e com menor trauma cirúrgico, geralmente garantindo menos desconforto para o paciente após a intervenção.

Entretanto, é importante notar que esse procedimento não é para todas as indicações, e o seu sucesso depende de uma escolha prudente e correta da técnica a ser aplicada ao caso.

Para saber mais:
http://www.aaid-implant.org/dental-implant-options/bone-augmentation/
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1600-051X.2008.01273.x/full
http://www.joponline.org/doi/abs/10.1902/jop.2011.100684?journalCode=jop

Compartilhado por: GeistlichPharmaAG | produção: gebrüder Betz | sinopse: RBC


151
Visualizações