Higiene bucal infantil: guia completo

22 de dezembro de 2015 12:12
   


Para manter os dentes livres de placa bacteriana e cáries, este vídeo motivacional ensina todos os aspectos de uma boa higiene bucal infantil: alimentação saudável, escova e creme dental adequados, como escovar os dentes e como passar fio dental. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: How ToAllprodução: My Kids Dentist | sinopse e tradução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

Oba! Hora de escovar (os dentes)!

Por que escovamos (os dentes)?

Escovamos pra remover a placa (bacteriana) e deixar limpo.

O que é “placa”?!

Placa é uma coisa gosmenta que gruda nos dentes. A placa é ruim porque está cheia de germes nojentos. Esses germes podem machucar os dentes fazendo buraquinhos, chamados cáries. A placa e as cáries deixam os dentes mais fracos. Por isso é superimportante remover a placa todos os dias.

Para ter dentes saudáveis, devemos escovar por dois minutos toda manhã, e dois minutos toda noite, antes de dormir. É muito importante escovar os dentes do jeito certo.

Primeiro, use sempre uma escova infantil quando for escovar. Escovas infantis cabem melhor em bocas pequenas e tem cerdas suaves. Ponha um pouquinho de pasta com flúor na escova, do tamanho de uma ervilha. Os pais precisam ajudar os bebês a escovarem os dentes, e bebês não podem usar pasta com flúor. É preciso ser capaz de cuspir pra usar pasta com flúor.

Após colocar pasta na escova de dentes, abra bem a boca. Comece com os dentes no fundo da boca e escove fazendo pequenos círculos (ou “bolinhas”). Vá escovando até chegar nos dentes da frente, e não se esqueça de escovar a gengiva!

Faça movimentos suaves de vai-e-vem. Escove a parte de cima, de fora e de dentro de cada dente. Veja se escovou a parte de dentro de todos dentes. Quando acabar, cuspa toda a pasta. Não engula a pasta! Ela pode fazer mal pra barriga!

Quando acabar de escovar, é hora de passar o fio dental! Passar o fio dental ajuda a remover comida e placa entre os dentes e ao longo da gengiva. Os pais devem passar fio dental nos dentes dos filhos assim que houver dois dentes se tocando, e devem passar o fio duas vezes por semana.

Quando for passar o fio dental, corte cerca de 40 cm de fio. Enrole o fio em volta dos dedos indicadores e segure firme o fio usando os polegares e os dedos. Leve o fio entre os dentes, fazendo movimentos suaves de vei-e-vem. Nunca estale o fio contra a gengiva.

Quando o fio chegar na gengiva, dobre o fio na forma de um “C” e “abrace” o dente. Segure o fio firme contra o dente. Esfregue suavemente a lateral do dente, movendo o fio para cima, afastando da gengiva. Quando tiver uns 7 anos, você deve passar o fio dental toda noite antes de dormir, com a supervisão da mamãe ou do papai.

Outra forma de manter nossos dentes limpos e saudáveis é comendo e bebendo comidas saudáveis. Comer comida saudável no café da manhã, no almoço e no jantar é a melhor forma de manter seus dentes — e seu corpo todo — em boa forma. Se você está com fome e quer lanchar, tente comer frutas, legumes crus e queijo magro. Fique longe de refrigerantes e doces! Se você está com sede, beba água ou leite semi-desnatado.

Se escovar os dentes, passar fio e comer direito, você terá um belo sorriso bonito por toda a vida.

[Encontre uma clínca dental My Kids ou marque uma consulta hoje, acessando www.mykidsdentistonline.com.]


429
Visualizações