Herpes labial: o que fazer?

17 de setembro de 2015 14:18
   


O herpes labial, ou herpes simples, é uma doença viral extremamente contagiosa que pode incomodar bastante. Há várias formas de evitar o contágio e a reativação da doença. Mas muito cuidado: o herpes pode ser mortal para bebês! | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Healthchanneltv / cherishyourhealthtvprodução: Medical Media BV | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

HERPES LABIAL: O QUE SE DEVE E O QUE NÃO SE DEVE FAZER?
Aprovação médica: Kees Vos

Você está com herpes labial, e isso te deixa chateado! E agora? O que fazer e o que não fazer?

Primeiramente, você precisa saber que o herpes labial é causado pelo vírus do herpes e que há fluidos nas vesículas (bolhas). O herpes pode ser irritante e doloroso, mas dificilmente causará danos maiores. O vírus do herpes pode, no entanto, ficar para sempre em seu corpo e poderá ser reativado mais tarde. É por isso que você pode manifestar o herpes labial mais de uma vez. Não há tratamento para eliminar o vírus do herpes de seu corpo.

Então, o que fazer e não fazer quando estiver com herpes labial? Não toque nas vesículas e lave suas mãos regularmente, especialmente se você tocar nas vesículas acidentalmente. O herpes labial é extremamente contagioso. O vírus do herpes dentro das vesículas pode ser transmitido através do beijo ou após você tocá-las com os dedos. Quando isso acontece, o vírus pode ir parar nos olhos ou nos genitais, e vesículas podem se formar nesses lugares. Quando as vesículas secam, o vírus não pode mais ser transmitido.

Nunca abrace um bebê se você estiver com herpes labial. Bebês podem ficar seriamente doentes com o vírus do herpes e podem inclusive morrer por causa dele. Por isso é também chamado de o “beijo da morte”.

A luz do sol, baixa imunidade, doença, menstruação e o estresse podem ativar o vírus do herpes, levando ao surgimento do herpes labial. Então evite ficar exposto ao sol. E use um protetor labial ou protetor solar para os lábios para se proteger do sol.

Mantenha uma boa imunidade, comendo alimentos saudáveis, se exercitando regularmente e tendo boas noites de sono. Algumas pessoas gostam de usar vaselina ou óxido de zinco nos lábios para aliviar a coceira e a dor. Você pode usar cremes ou comprimidos antivirais. No entanto, ainda não foi comprovado que o creme possa reduzir os sintomas do herpes labial. Os comprimidos podem reduzir os sintomas do herpes, mas só se forem utilizados num estágio inicial, antes mesmo da formação das vesículas.

Consulte seu médico de família se as vesículas não desaparecerem após duas semanas ou se a inflamação se espalhar. Neste último caso, bactérias podem ter entrado nas vesículas e causado uma nova infecção. E você vai precisar de tratamento imediato, prescrito por seu médico de família.


129
Visualizações