Ensinando a escovar os dentes

22 de dezembro de 2015 13:45
   


Devo deixar o meu filho escovar os dentes sozinho ou escovo por ele? Acompanhe a experiência de adultos ensinando a escovar os dentes de crianças e aprenda uma sequência de passos para conseguir uma boa higiene bucal infantil. Veja também o tipo e a quantidade indicada de creme dental para crianças pequenas. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Zahnarztpraxis Dr. Uwe Grosch | produção: N3MO | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

À medida que crescem, as crianças vão adquirindo as habilidades motoras necessárias para escovar os próprios dentes. Este vídeo apresenta uma técnica de escovação dental para crianças pequenas e mostra como você pode ajudar o seu filho nesse aprendizado. Você também verá qual creme dental ele deve usar, e em que quantidade.

Para crianças entre 3 e 6 anos de idade, recomendamos ensinar a escovar primeiro as superfícies de mastigação dos dentes de trás, depois as superfícies de fora e, por último, as superfícies de dentro dos dentes em toda a boca.

As superfícies de mastigação devem ser escovadas com movimentos de vai-e-vém. Você pode dizer ao seu filho para escovar primeiro os dentes do fundo, nas superfícies usadas para mastigar os alimentos.

As superfícies de fora dos dentes devem ser escovadas com movimentos circulares. Diga à criança para fazer círculos (ou “bolinhas”) com a escova no lado de fora dos dentes.

As superfícies de dentro devem ser limpas com movimentos que vão da gengiva em direção ao dente. Explique ao seu filho que a escova deve ir da parte vermelha para a parte branca. Mais importante do que controlar o tempo de escovação é ter certeza de que todos os dentes foram escovados e de que a escovação foi feita de modo sistemático.

Como você pode ajudar o seu filho?

Escove os dentes com ele, mostrando primeiro como devem ser os movimentos. Não se esqueça de elogiá-lo com frequência. Corrija-o com delicadeza quando achar que algum movimento precisa melhorar.
Com cerca de 6 anos, as crianças já conseguem dominar bem todos os movimentos desta técnica de escovação. Até lá, você terá que ajudar o seu filho muitas vezes, quer segurando a escova junto com ele ou terminando a escovação para ele. Mas deixe-o tentar sozinho sempre que possível. Assim ele aprenderá com o tempo a cuidar da própria saúde bucal.

Qual creme dental é indicado e em que quantidade?

Deve-se usar uma pasta infantil, colocando na escova uma quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha. O flúor protege os dentes contra a cárie, mas não deve ser usado numa dose exagerada. Por isso, as pastas infantis contêm menos flúor do que as pastas para adultos.

Resumindo: Utilize uma pasta infantil, ensine o seu filho a escovar os dentes começando pelas superfícies da mastigação dos dentes do fundo, continuando com círculos (“bolinhas”) pelo lado de fora e terminando pelo lado de dentro dos dentes de toda a boca. É importante que todos os dentes sejam limpos. Elogie o seu filho, incentivando-o a escovar os dentes por si só.

Escovar os dentes junto com ele pode se tornar um ritual prazeroso, e é o primeiro passo para uma saúde bucal impecável… por toda a vida.


396
Visualizações