Como escovar os dentes sem causar abrasão dentária

19 de abril de 2016 16:14
   


Escovar os dentes da forma errada pode causar abrasão dentária, tornar seus dentes sensíveis e provocar retração gengival (dando-lhes uma aparência mais velha). Aprenda como fazer movimentos curtos e vibratórios durante a higiene bucal para evitar a abrasão dentária. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Existem várias técnicas para escovar os dentes sem causar abrasão dentária. Cada uma delas é mais ou menos indicada dependendo da condição gengival e dentária de cada indivíduo.

A escolha da técnica de escovação deve também levar em conta a necessidade de se fazer a higiene de aparelho ortodôntico, higiene de ponte fixa ou higiene de implante (consulte o seu dentista para saber qual é a melhor técnica para você).

A técnica mostrada neste vídeo é denominada técnica de Bass, e consiste essencialmente em movimentos vibratórios curtos com as cerdas posicionadas a 45 graus em relação ao dente. Perceba como o movimento vibratório curto é bem diferente do movimento amplo de vai-e-vem, grande responsável pela abrasão dentária provocada por uma escovação inadequada.

A técnica de Bass é também denominada intrassulcular, já que as cerdas são posicionadas dentro do sulco gengival, que é aquela pequena reentrância que fica entre o dente e a gengiva.
Já no vídeo “Como escovar os dentes: técnica do rolo”, a técnica demonstrada é a “rolling stroke”. Combinando-se a técnica de Bass (movimentos vibratórios curtos a 45 graus) com a técnica do rolo (movimento de varredura partindo da gengiva em direção à superfície mastigatória do dente), obtém-se a técnica denominada Bass modificada.

Compartilhado por: Dr. Mark Burhenne | produção: Ask the Dentist | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

PERGUNTE AO DENTISTA
com o Dr. Mark Burhenne

Olá, aqui é o Dr. Burhenne do askthedentist.com.

Hoje eu estou aqui para mostrar que você provavelmente está escovando seus dentes e sua gengiva em excesso. Veja se isso lhe é familiar:

[Cena de filme] “As flores são pra você…”

Então, se você está fazendo algo parecido com o que esse vídeo mostra, então seus dentes estão em sérios apuros. Eles estão sendo desgastados, estão sendo desgastados prematuramente, vão ficar mais sensíveis ao frio, mais predispostos a ter cáries, sua gengiva vai sofrer retrações e seus dentes vão essencialmente parecer mais compridos.

Veja como você deve escovar para evitar que tudo isso aconteça.

Você viu antes o que estava acontecendo (vou fazer isso em câmera lenta): as cerdas estavam indo para frente e para trás e, basicamente, batendo contra os dentes, e não alcançando o espaço entre os dentes.

O que você precisa fazer (agora mostrando em tempo real) é manter as cerdas paradas. Não estão se movendo de lado a lado nem fazendo um movimento de varredura (ou o que eu chamo de movimento de serrote), mas estão se agitando levemente pra frente e pra trás, mantendo-se entre os dentes e contra a gengiva. Essa é a forma correta de escovar.

Em seguida, vá para a área seguinte e agite levemente a escova em movimentos de vai e vem, movimentos vibratórios, ou como quiser chamar.

Mas quando você varre dessa forma, as cerdas estão batendo contra os dentes e não ficam no espaço entre os dentes (que chamamos de “ameias”) e pressionadas contra a gengiva, removendo restos de alimento (e placa bacteriana).

É quase como um primeiro passo antes de passar ao fio dental. Passar o fio dental seria então o passo seguinte, alcançando entre os dentes.

Então, nunca dessa forma… mas, sim, dessa forma… de forma angulada e vibrando em pequenos movimentos de vai e vem.

Então, isso vai contra tudo o que você já viu e aprendeu sobre como escovar seus dentes. Você viu seus pais escovando dessa forma, você viu estrelas do cinema escovando assim e agora você sabe que deve escovar sem esse movimento de varredura, ou de serrote, desgastando a base de seus dentes, desgastando seu esmalte e, por fim, levando à sensibilidade dentária.

Então, comece agora, comece essa noite com uma nova forma de encarar a escovação. Espero que isso ajude e… obrigado pela audiência!


455
Visualizações