Como escovar os dentes do bebê (até 3 anos de idade)

23 de novembro de 2015 12:37
   


Veja como escovar os dentes do bebê até 3 anos de idade. A higiene bucal do bebê e a escovação infantil evitam a gengivite e a cárie dentária nos dentes de leite, e ajudam a garantir uma dentição permanente sadia. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: VCHhealthcareprodução: Media Services, St. Paul’s Hospital, Vancouver | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

COMO ESCOVAR OS DENTES DE CRIANÇAS ATÉ 3 ANOS DE IDADE

Eu sou a Dra. Pam Glassby. Sou dentista do Departamento de Odontopediatria da Vancouver Coastal Health. A escovação dos dentes ajuda a prevenir a cárie dentária e doenças de gengiva. Vamos lhe mostrar um vídeo sobre como escovar os dentes de seu filho. As crianças neste vídeo estão sob risco de contrair cáries, por isso usaremos um creme dental com flúor.

Esta é a técnica do “joelho-a-joelho” para escovação dental quando há dois adultos disponíveis. Lave suas mãos antes da escovação. Não é necessário o uso de luvas. Um adulto, o escovador, fará a escovação. O outro, o ajudante, segura a criança e também ajuda a acalmá-la.

“Que tal você virar e olhar para a mamãe, o que acha?”
“E vamos fazer uma caminha aqui.”
“Assim você pode deitá-la aqui com a cabeça no meu colo.”

Os dois adultos se sentam em cadeiras ou bancos, um de frente para o outro, com os joelhos se encostando, de forma a fazer uma espécie de “caminha” para a criança. Para começar, o ajudante abraça a criança em seu colo com suas pernas ao redor de sua cintura. A cabeça e o corpo da criança são então deitados suavemente no colo do escovador, jogando seus ombros levemente para trás. A tarefa do ajudante é segurar as mãos da criança sobre a barriga dela durante toda a escovação. É muito importante não soltar as mãos da criança até a escovação terminar.

O escovador coloca uma quantidade mínima de creme dental com flúor na escova, do tamanho de um grão de arroz. A criança não precisa cuspir com essa idade. Agora você está pronto para começar a escovar.

Separe os lábios e escorregue o dedo indicador esquerdo pelo lado interno da bochecha esquerda. A escova é segurada com a mão direita. Há uma saliência óssea rígida coberta pela gengiva onde ficam os dentes que ainda não nasceram. Deixe a polpa do dedo indicador esquerdo apoiado na saliência superior do lado esquerdo da boca enquanto escova os dentes inferiores e superiores nos dois lados. Seu indicador esquerdo permanece nessa posição durante todo o período de escovação.

É importante manter seu dedo longe de onde os dentes se encontram, para não ser mordido. O escovador precisa se sentir confortável em colocar as mãos na boca da criança. Isso requer prática. Mas não desanime!

“Veja como meu dedo ainda está lá atrás na boca e o meu polegar está afastando o lábio superior para limparmos o lado externo dos dentes, o topo e o lado interno.”
“Vamos limpar tudinho. Estamos quase terminando.”
“Às vezes podemos cantar uma música ou contar.”

Use seu dedo médio esquerdo para afastar o lábio inferior enquanto estiver escovando os dentes inferiores, inclusive ao longo da margem da gengiva. Então use seu polegar esquerdo para afastar o lábio superior e escovar os dentes superiores, inclusive ao longo da margem da gengiva. Escove todos os dentes inferiores primeiro e depois os superiores, ou vice e versa.

O movimento de esfregar é apropriado nessa idade. Mantenha a boca aberta o tempo todo, mantendo o seu dedo indicador esquerdo apoiado na saliência óssea. Escove todas as faces dos dentes, incluindo a face externa, ao lado das bochechas; o topo dos dentes, onde a criança mastiga; e a face interna, ao lado da língua e do céu da boca.

Escovar ao longo da margem gengival é tão importante quanto escovar o topo dos dentes. Às vezes, a gengiva pode sangrar durante a escovação. Normalmente, isso é um sinal de que é preciso melhorar ainda mais a escovação dos dentes e da gengiva. Escovar ao longo da margem da gengiva faz com que ela fique mais saudável.

Quando não há dois adultos disponíveis, a escovação pode ser realizada por uma única pessoa. Há várias posições que você pode tentar. Quando a criança é muito nova, tente sentar no chão com suas pernas abertas. A criança pode deitar no chão com a cabeça entre seus joelhos. Ou você pode envolvê-la numa toalha, ajustando-a bem em torno do corpo. Mesmo quando a escovação é realizada por apenas um adulto, é importante usar as duas mãos: uma para segurar a escova e outra para afastar os lábios. Ao escovar dessa forma, você consegue ver dentro da boca. Também é importante sempre escovar por trás da criança, e não pela frente.

Escovar os dentes de uma criança pequena pode ser um desafio, mas a consequência de não escovar, juntamente com outros fatores, pode ser a cárie dentária. Por isso, continue praticando e, com o tempo, ficará mais fácil.

Limpe a gengiva de seu bebê com um pano úmido e limpo uma vez ao dia. Comece a escovar tão logo apareça o primeiro dente. Use uma escova infantil de cerdas suaves. Escove duas vezes ao dia. Os pais devem consultar um profissional de saúde para avaliar se seu filho com menos de 36 meses de idade corre risco de desenvolver cáries (Autoridade de Saúde do Canadá). Crianças entre 3 e 6 anos de idade devem ser auxiliadas por um adulto ao escovarem os dentes, usando-se apenas uma pequena quantidade de creme dental com flúor (isto é, a quantidade correspondente ao tamanho de uma ervilha). Seu filho deve começar a frequentar o dentista a partir dos 12 meses de idade.

Programa de Saúde Bucal Pública de Vancouver. Agradecemos às famílias que participaram deste vídeo.


361
Visualizações