Cárie de mamadeira

23 de novembro de 2015 10:30
   


A cárie de mamadeira, ou cárie rampante, ataca os dentes de leite e prejudica o desenvolvimento da criança. Veja como evitá-la, e quais cuidados com o bebê e sua higiene bucal devem ser tomados após a mamadeira ou a amamentação. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Anderson Dental | produção: American Dental Association | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

“ADA – Associação Dental Americana”

CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA

(ou “Cárie de mamadeira”)

A cárie precoce da infância é quando a cárie dentária ataca os dentes decíduos — ou dentes de leite — em crianças muito pequenas. Ocorre quando os dentes da criança são frequentemente expostos a líquidos adocicados por longos períodos de tempo. Tais líquidos podem ser: leite (inclusive o leite materno!), fórmula infantil, sucos de fruta, refrigerantes e outros líquidos adocicados.

Quando as bactérias da boca entram em contato com os açúcares presentes em alimentos e bebidas, elas produzem ácidos que atacam os dentes. Os ácidos atacam os dentes por mais de 20 minutos e, com o tempo, a cárie dentária pode ocorrer. A cárie dentária pode surgir desde os 6 meses de idade, ou logo que os dentes comecem a aparecer na boca do bebê. Infelizmente, as cáries nos dentes dos bebês podem progredir rapidamente e causar dor. Quando não tratadas, podem inclusive atacar os dentes permanentes que ainda estão se formando embaixo das gengivas. Em estado avançado, a doença cárie pode também afetar seriamente a saúde geral da criança.

OS DENTES DE LEITE SÃO, SIM, IMPORTANTES.

Os dentes de leite têm um papel importante na saúde bucal de seu filho. Eles mantêm espaços nos maxilares para acomodar os dentes permanentes. Quando um dente de leite é perdido precocemente, os dentes adjacentes podem se inclinar ou mover-se em direção ao espaço vazio. Mais tarde, quando o dente permanente tentar nascer, pode não haver espaço suficiente para ele. Pode ser que o novo dente não consiga nascer, ou que saia numa posição incorreta.

Dentes tortos ou apinhados são difíceis de limpar, o que facilita ainda mais o surgimento de cáries. Além disso, dentes tortos ou apinhados podem prejudicar a autoestima da criança. A criança pode crescer envergonhada com seu sorriso. Ao sorrir, pode franzir o rosto com maior frequência, apertar os lábios ou mesmo cobrir a boca com as mãos.

Você pode prevenir a cárie precoce da infância com alguns passos importantes:
Não deixe que seu filho adormeça com uma mamadeira que contenha: leite, fórmula infantil, sucos de fruta ou líquidos adocicados. Se o seu filho dormir com algum líquido adocicado na boca, os ácidos atacarão os seus dentes a noite inteira. E certifique-se de que seu bebê não adormeça quando estiver mamando ao peito, ou com uma chupeta melada com açúcar ou mel.

Ingerir líquidos adocicados com frequência enquanto estão acordados também estimula a formação de cáries. Não permita que o seu filho ande com mamadeiras ou copinhos por aí, nem estimule o hábito de manter a mamadeira ao alcance enquanto estão no carro ou no carrinho.

Nunca é cedo para começar a praticar uma rotina de bons cuidados com a higiene bucal. Você pode começar a limpar a boca de seu bebê desde poucos dias após o nascimento. Após amamentá-lo, esfregue a gengiva de seu bebê com um pedaço de gaze ou pano limpo umedecido. Isso ajuda a remover a placa e todos os restos de comida, e acostuma o seu bebê a ter a boca sempre checada.

Assim que o primeiro dente de seu bebê despontar, comece a escová-lo usando água. Utilize uma escova infantil com cerdas bem suaves. Quando as cerdas se desgastam e começam a entortar, elas perdem completamente sua eficácia. Por isso, substitua a escova com frequência. Continue a limpar e a massagear todas as demais áreas da gengiva ainda sem dentes. Caso esteja pensando em usar um creme dental com flúor antes do segundo aniversário do bebê, consulte antes o seu dentista ou pediatra. Quando o uso de um creme dental for recomendado, ponha apenas uma quantidade mínima na escova, do tamanho de uma ervilha. Certifique-se de que a criança não engula o creme dental.

Cuidar bem dos dentes de seu bebê é importante. Ao praticar bons hábitos de higiene bucal, você ajuda o seu bebê a manter um sorriso bonito e saudável por muitos e muitos anos.

Para mais detalhes, visite <www.ada.org


230
Visualizações