Bruxismo e placa de mordida

18 de agosto de 2015 21:23
   


O bruxismo e o apertamento dos dentes podem produzir fraturas e desgaste dos dentes, problemas gengivais, dor de cabeça, dor muscular, perda ou quebra de restaurações e próteses dentárias. A placa de mordida pode oferecer proteção e conforto nesses casos. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Sandro De Gregorio | produção: Healbit | sinopse, tradução e locução: RBC | tradução e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

TAPPING BOARD APRESENTA:
O Bruximo

O bruxismo é o ato compulsivo de apertar ou ranger os dentes sem nenhum motivo funcional. Em geral, o estresse e a ansiedade são as causas mais frequentes. Calcula-se que 80% da população tenha tido algum episódio de bruxismo ao longo da vida, incluindo adultos, adolescentes e crianças. Trata-se de um ato extremamente prejudicial aos dentes, ao periodonto e aos músculos da boca.

Existem dois tipos de movimentos bruxistas: o ato de apertar e o ato de ranger os dentes, sendo este último o mais nocivo. A manifestação mais comum do bruxismo é o desgaste dos dentes, podendo ainda causar sensibilidade e fissuras, ou até mesmo fraturas e o desprendimento de restaurações. Além disso, pode comprometer a fixação dos dentes (podendo levar à mobilidade dentária).

O bruxismo produz um excesso de exercício que irá repercutir nos músculos mastigatórios e nas articulações da mandíbula, provocando dores e estalos. Podem inclusive surgir dores de ouvido, de cabeça e outros problemas graves. O bruxismo pode ser diurno ou noturno, sendo o noturno o mais frequente e o que frequentemente passa despercebido.

Para evitar os efeitos do bruxismo, seu dentista poderá lhe receitar uma placa de mordida, também chamada de placa oclusal ou placa de relaxamento. A placa é um aparelho geralmente feito de resina transparente que se interpõe entre os dentes. A placa melhora a posição da mandíbula, evita o desgaste e as fraturas dentais e relaxa os músculos mastigatórios. Ela também protege as facetas, coroas e pontes.

Sem dúvida, a placa é o tratamento mais conveniente para os casos de bruxismo, já que oferece excelentes resultados a médio e longo prazo.


304
Visualizações