A importância dos dentes de leite

23 de novembro de 2015 09:50
   


Saiba a importância dos dentes de leite (dentes decíduos) para garantir o espaço necessário ao nascimento dos dentes permanentes. Aprenda em quais idades nascem e por que são fundamentais para o desenvolvimento facial, da fala e da mastigação nas crianças. | Sempre consulte um dentista para esclarecimentos e adaptações individuais ao seu caso.

Compartilhado por: Aquafresh UKprodução: Aquafresh | sinopse, tradução e locução: RBC | traduçãoo e legendas: EAN

a transcrição do áudio traduzido.

Os bebês normalmente nascem sem nenhum dente aparente. Mas, abaixo da gengiva, onde não são vistos, todos os seus dentes já começam a se formar, exceto os dentes do siso. Na maioria dos bebês, os dentes de leite começam a aparecer a partir dos 6 meses de idade. Normalmente, os dentes da frente inferiores saem primeiro, e os demais seguem ao longo dos próximos dois anos.

O nascimento dos dentes pode ser uma fase difícil. A gengiva pode inflamar-se e doer, e a criança pode babar-se e ficar irritadiça. Algumas pessoas acham que perder os dentes de leite não tem importância, já que são temporários. Isso não é verdade.

Perder os dentes de leite muito cedo pode afetar o desenvolvimento dos dentes permanentes. Os dentes de leite servem como mantenedores de espaço para os dentes permanentes. Assim, perdê-los precocemente devido à cárie pode levar ao fechamento dos espaços, resultando em dentes permanentes tortos e apinhados. Os dentes de leite também são imprescindíveis à fala, à mastigação e ao desenvolvimento neuromuscular e dos maxilares. Podem, inclusive, afetar a altura e o formato da face. Por isso é tão importante cuidar dos dentes de leite, especialmente porque o seu esmalte é 50% mais fino do que nos dentes permanentes.

À medida que seu filho cresce, começam a se formar espaços entre os dentes de leite para acomodar os dentes permanentes, maiores e mais largos, embaixo da gengiva. Aproximadamente aos 6 anos de idade, os dentes maiores começam a despontar e, à medida que erupcionam, as raízes dos dentes de leite começam a se reabsorver devido à pressão dos dentes permanentes. Quando os dentes permanentes estiverem inteiramente encaminhados, e se forem cuidados corretamente, estarão preparados para durar uma vida inteira.


119
Visualizações